Modalidades
Flamenco
O flamenco é uma forma de arte apaixonante enraizada na cultura espanhola, originária da região da Andaluzia, no sul de Espanha. Esta expressão artística combina música, canto e dança, criando uma fusão vibrante de emoções, ritmo e movimento. Com influências de várias culturas, incluindo ciganos, mouros e judeus, o flamenco destaca-se pela sua intensidade, paixão e virtuosismo.
Bachata
A bachata é um ritmo musical e uma dança originários nas favelas da República Dominicana na década de 60, sendo um híbrido do bolero, especialmente o bolero rítmico, com influências de outros estilos como cha-cha-cha e tango. Embora tenha raízes na influência do bolero latino-americano dos anos 30 a 50, a bachata só ganhou reconhecimento e lançamento mundial nos anos 80, visando impulsionar o turismo na ilha. Cantores como Juan Luis Guerra, Victor Victor (na década de 90) e Luís Días (nos anos 80) desempenharam papéis importantes na popularização dessa expressão musical.
Merengue
Este estilo tem as suas raízes na Republica Dominicana. O folclore dominicano é austero e profundamente religioso. Na sua música detectamos padrões rítmicos espanhóis e africanos numa polirritmia de difícil transcrição.
A habanera, o zarambo, o zapateado, a tonada, e outros, fundem-se através de instrumentos africanos (tambora, atabale, gúira, maraca, clave, etc.) em novas modalidades que podemos considerar inteiramente dominicanas.
Salsa
Termo que engloba uma grande variedade de estilos rítmicos e formas musicais. Temos que procurar as raízes da salsa em Cuba, devido ao seu contributo, sem paralelo, para este género.
A expressão, em si, foi comercializada em New York, na década de sessenta, com o objectivo de divulgar o apelo a esta “escaldante” música afro-cubana. O legado rítmico da salsa está directamente ligado à música popular de Cuba. De particular importância são os géneros conhecidos com rumba, són e danzón, que representa a consolidação
Cha-Cha-Chá
Esta dança popular de carácter festivo, derivada da primitiva secção rítmica mambo do danzón, foi criada pelo violinista Enrique Jorrín, que popularizou o cha-cha-chá na década de cinquenta. O termo inspirou-se no som dos pés dos bailarinos quando deslizavam no chão, acabando
por se tornar um estilo musical completamente independente do danzón. O cha-cha-chá é um género não só de dança como de canção. É uma parte do danzón e, especificamente, do chamado “nuevo ritmo”, já sob a influenciado són, incrementado por Oreste e Israel López, que integravam a orquestra “Arcafio y sus Maravillas”.
Son Cubano
Raiz musical para muitas formas contemporâneas; música de dança popular dos camponeses e dos proletários; a sua estrutura apresenta elementos provenientes das músicas africanas (Bantú) e espanholas, mas já fundidos com elementos cubanos.
Esta expressão começou a tomar forma durante a segunda metade do século XIX, na província Oriente Cuba, num período em que a escravatura chegava ao seu fim e a mistura entre as culturas negra e espanhola se acelerava.
Cumbia
A cumbia é uma forma musical colombiana amplamente reconhecida internacionalmente, embora não represente estritamente as diversas regiões geográficas da Colômbia. Ela possui raízes profundas na cultura negra, com influências africanas e ameríndias, derivando seu nome da dança “cumbé” da região equato-guineana de Baté. A cumbia teve origem nas províncias de Cartagena e Santa Marta, na costa atlântica, e evoluiu ao longo do tempo, incorporando instrumentos e desenvolvendo seu ritmo característico, enquanto a voz também passou a desempenhar um papel importante na música, competindo com a instrumentação.
Mambo
Este estilo, originário de uma parte associada do danzón, teve as suas raízes, primeiro, no “nuevo ritmo” imposto pela orquestra “Arcafio y sus Maravillas”, que serviu de marco estilístico a Orestes López para compor o seu danzón Mambo (1938), onde motivos sincopados extraídos do són se unem a improvisadas variações em flauta; desde logo, os arranjos para a orquestra de jazz realizados por Bebo Valdés e René Hernández em meados dos anos quarenta autonomizaram o modo sincopado do mambo da estrutura danzón.
Rumba
Música folclórica secular e uma forma de dança acompanhada pelo bater dos tambores, nascida da vertente afro-espanhola, com especial ênfase do primeiro elemento. Teve a sua origem nas cidades onde abundava a população negra humilde e nas zonas dos engenhos açucareiros. Interpreta-se percutindo tambores (tumba, Ilamador, e quinto) ou simplesmente madeiras (cajón de bacalao, cajita de velas), acompanhadas por claves e cucharas. Festa colectiva onde a influência africana se acentua no ritmo. Carece de elementos rituais, é uma
música completamente profana. Não deve ser confundida com a versão americanizada de Rhumba, popularizada na década de trinta pelas orquestras nos salões de baile e em filmes.
Tango
O Tango, uma música típica de Buenos Aires, reflete a realidade e a evolução do povo desde o final do século XIX até os dias atuais. Inicialmente, o Tango era uma música associada a situações violentas, mas depois incorporou letras e vozes de cantores para narrar poemas. O Tango argentino é uma combinação de música, dança e poesia, e Buenos Aires, à beira do rio La Plata, é o epicentro dessa expressão musical. Outras cidades, como Rosário, Mar del Plata (onde Piazzola nasceu) e Olavarría, também têm conexões com a origem e a evolução do Tango, mas foi na capital, Buenos Aires, que todas as suas energias criativas se reuniram e de onde o Tango se projetou como uma expressão tipicamente argentina no estrangeiro.
Dança do Ventre
A Dança do Ventre é acima de tudo, uma arte que utiliza suaves movimentos corporais, sinuosos e marcados, que melhoram a postura, o alongamento, o equilíbrio e a coordenação.
Além de proporcionar um total controlo sobre o corpo, cria uma agradável sensação de bem estar, harmonia e descontração. Esta é realmente a Dança da Alma, aquela que expressa de forma mais profunda todos os sentimentos e emoções femininas.
Hip-Hop
O Hip Hop como dança, surge no seguimento da cultura urbana com a mesma designação e engloba diversos estilos, desde o Popping, Locking, B-Boying e New Style.
As aulas de Hip Hop procuram promover a noção de ritmo, lateralidade, coordenação e incrementar a criatividade, interacção e desinibição.
São utilizados elementos base dos vários estilos de Hip Hop, criando coreografias divertidas que contam histórias e transmitem emoções.
Stretching
O stretching, ou alongamento, é uma prática essencial nas escolas de dança em todo o mundo, desempenhando um papel crucial na preparação e no aprimoramento dos dançarinos. Embora a sua origem não esteja ligada a uma única cultura ou local, o conceito de alongamento tem raízes profundas na história da dança e do movimento humano. Diferentes técnicas de alongamento foram desenvolvidas ao longo do tempo, provenientes de várias tradições de dança, como o balé, a dança contemporânea e as danças folclóricas, com o objetivo de melhorar a flexibilidade, a amplitude de movimento e prevenir lesões, preparando assim os dançarinos para os desafios físicos da dança. Esta prática é crucial para o desenvolvimento dos dançarinos e para a expressão artística.
Sevilhanas
As sevilhanas são uma dança popular do flamenco. Curiosamente, é uma tradição antiga que ganha vida em festas, sendo dançada por pessoas de todas as idades e géneros, muitas vezes envolvendo famílias inteiras e comunidades. As sevilhanas são frequentemente apresentadas em celebrações, tornando-se uma das primeiras danças introdutórias ao flamenco.
Embora sejam muitas vezes vistas como uma dança à parte do flamenco, as sevilhanas são repletas de energia e alegria. Durante os espetáculos, surpreendentemente, é essa dança que muitas pessoas reconhecem como o “verdadeiro flamenco”, com suas voltas dinâmicas, saias coloridas e um espírito festivo contagiante.
Kizomba
A Kizomba é uma dança originária de Angola, na África Central, que combina influências musicais africanas, latino-caribenhas e europeias. É caracterizada por movimentos suaves dos quadris, proximidade entre os parceiros e uma atmosfera sensual. Rapidamente ganhou popularidade em todo o mundo, especialmente na Europa, unindo pessoas de diferentes culturas através da sua energia envolvente.
Funáná
O Funaná é uma dança vibrante originária das ilhas de Santiago e Brava, em Cabo Verde, situadas no oceano Atlântico. Esta dança é caracterizada por movimentos rápidos dos quadris e passos animados, acompanhados por música cativante tocada com acordeão, cavaquinho, guitarra e percussão. Ao longo do tempo, o Funaná evoluiu e se mesclou com outras influências musicais, tornando-se uma expressão artística diversificada. Esta dança é uma parte vital da cultura cabo-verdiana, celebrando a vida e as tradições do arquipélago.
Kuduro
O Kuduro é uma dança e género musical enérgico que surgiu nas ruas de Luanda, capital de Angola, na década de 1980. Esta forma de expressão artística combina influências africanas, hip-hop, eletrónica e música tradicional angolana, sendo conhecida pela sua energia contagiante e movimentos rápidos. Originária de bairros desfavorecidos, o Kuduro tornou-se um fenómeno global da cultura urbana, refletindo a criatividade e o espírito festivo do povo angolano.
Semba
O Semba é uma dança e género musical originários de Angola, especialmente da cidade de Luanda. Caracteriza-se por movimentos graciosos dos quadris em sintonia com música cativante, frequentemente acompanhada por tambores e guitarras. Além de ser uma dança, o Semba representa uma expressão de alegria e celebração, enraizada na rica cultura angolana. É uma parte fundamental da identidade cultural do país e tem influenciado a música e a dança em todo o mundo.